No sangue circula (Portuguese Edition) por Rogerlando Cavalcante

August 21, 2019

No sangue circula (Portuguese Edition) por Rogerlando Cavalcante
Titulo del libro : No sangue circula (Portuguese Edition)
Fecha de lanzamiento : April 21, 2017
Autor : Rogerlando Cavalcante
Número de páginas : 10

Descargue o lea el libro de No sangue circula (Portuguese Edition) de Rogerlando Cavalcante en formato PDF y EPUB. Aquí puedes descargar cualquier libro en formato PDF o Epub gratis. Use el botón disponible en esta página para descargar o leer libros en línea.

Rogerlando Cavalcante con No sangue circula (Portuguese Edition)

A poesia não está na palavra, pois a palavra é apenas um canal – a poesia está no amor, está vida, está na morte. “No ar e não é ar – humana e atmosférica”.

Por isso, mesmo povos agrafos sabem o que seja poesia – ninguém precisa da escrita para sentir, daí: “A ninguém ou a língua alguma restrita”.

Daí “Transcende a gente anterior e a homérica”.

Na verdade, o poema trata de liberdade – a individual, especialmente.

(...)
Os poetas encarnam o espírito do tempo em que vivem, e o transcendem, justamente, no que é comum a todos os homens de qualquer tempo. Exemplo: o que singulariza um poeta não é o que é comum – o amor, a vida, a morte –, é o que ele retenha de seu tempo, aquilo que o e anime a gente de uma época. Enfim, o amor, a vida e a morte vão continuar se repetindo, mas o que animou, por exemplo, os tempos homéricos, resta apenas como espirito e experimento – encenação: “Estende o tempo e em tudo se infinita”.
(...)
Não se controla a vida – se nutre, mas não se controla. Assim também a poesia: “No sangue circula, rompe os sistemas” – o sistema nervoso, o sistema político, o sistema econômico, o social... e o contexto.

Para “respirar no poema” é preciso, primeiro, ser livre – e circular no mundo (...)

“No sangue circula”: o amor, a vida, a morte e para além da morte, livre, o espírito.